Tropa de Elite 2 – Resenha Crítica

22 out
  Finalmente depois de adiar minha ida ao cinema várias vezes por várias razões consegui ver Tropa de Elite 2. Ainda nos trailers fiquei imaginando um começo bem dramático, mas o que tivemos foi uma versão meio diferente da música de abertura, que tirou um pouco da emoção inicial que o primeiro filme soube ter.

O filme é quase atemporal, o capitão, ou melhor coronel, Nascimento narra os fatos, numa ordem não muito cronológica, que aconteceram após sua saída do BOPE. “Eu sai do BOPE pra salvar minha família, mas isso não deu muito certo” Nascimento voltou para o BOPE até um “acidente” na penitenciaria de segurança máxima Bangu I, onde vimos a rápida e pouco significante participação de Seu Jorge.


Após o que aconteceu em Bangu Nascimento passa a ser subsecretário da Secretária de Segurança Pública do Rio de Janeiro e ajuda o Bope a se tornar uma máquina de combate mais eficiente e consegue livrar as favelas do tráfico. Com as favelas livres de traficantes os policiais que se beneficiavam a venda de drogas também estavam perdendo e resolveram criar um esquema novo e gigantesco que seria ainda mais difícil de destruir. Com o passar dos anos Nascimento percebe que esteve lutando em vão e se depara com seus verdadeiros inimigos, em meio a tudo isso ele ainda tem que lidar com a perda de um grande amigo e a relação conflituosa com seu filho.

O enredo do filme é bem mais elaborado do que no primeiro, mas o que fez com que Tropa de Elite fosse um sucesso infelizmente não foi o fato de mostrar uma realidade que não vemos nos jornais e sim mostrar o treinamento do BOPE, o jeito que Nascimento lidava com seus homens e é claro os métodos e táticas de ataque. Nesse filme vemos o lado mais burocrático da coisa, envolve política e um nível de corrupção que vai além das favelas e delegacias. O que mais me chama atenção é ousadia dos roteirista um filme desse em outros países  ou num Brasil de outra época seria censurado. Tropa de Elite 2 avisou logo no início “Qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência” o filme é mesmo muito real. No fim das contas é um bom filme e vale muito a pena ver, você vai morrer de rir em alguns momentos, se impressionar em outros e acima de tudo, vai ver um retrato do Brasil muito bem focado.

Anúncios

7 Respostas to “Tropa de Elite 2 – Resenha Crítica”

  1. oicarolina 22 de outubro de 2010 às 5:48 pm #

    Eu não assistir o primeiro, acredita??? mas to muuuito afim de assistir o 2!! disseram q é muito bom! bjshttp://oicarolina.wordpress.com/

  2. Loverocklive 22 de outubro de 2010 às 7:53 pm #

    Assisti e achei o filme sensacional e não perde em absolutamente em nada para os filmes americanos, parabéns pela resenha.

  3. Pamelitcha 22 de outubro de 2010 às 8:14 pm #

    Quero ir ver no final de semana.. acho que é o filme nacional em que mais me deu vontade de ver no cinema

  4. CM Tricoloko 22 de outubro de 2010 às 11:11 pm #

    Eu não assistir o primeiro, acredita???²e só vou assistir o 2 quando assistir o 1..

  5. Raquel 23 de outubro de 2010 às 1:25 am #

    Nascimento, gato!Amei o filme, como vc disse, um retrato do brasil muito bem focado! Produção que desbanca muito filme hollywoodiano.

  6. Diogo Steinke 24 de outubro de 2010 às 4:31 pm #

    É triste perceber que realmente o lado podre da política ficou escancarado no filme. Quem assistir a esse filme certamente vai pensar muito antes de votar ( mesmo sabendo que tão cedo o “sistema” não irá mudar…).Parabéns pelo texto!esse 2 ai é considerado pela critica sendo melhor que o 1…

  7. Amanda B. Dornelles 24 de outubro de 2010 às 11:36 pm #

    não assisti ainda o 2, mas gostei da sua resenha e crítica. Já li sobre o filme, e li o livro, vi o trailer, e afins, e o comentário parece de acordo. =Dmas de qualquer forma, gostei do blog e da construção dele!.http://educacaoalienista.blogspot.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: